domingo, 4 de abril de 2010

Aleluia, aleluia …

… uma Maratona no Algarve.

De facto, era incompreensível que num país tão pequeno e com apenas 4 maratonas (há uma em Porto Santo, que passa algo despercebida), duas delas (50%!) se realizassem na mesma cidade. O desfecho da Maratona Carlos Lopes era não só esperado, como desejado.

Todos os que de forma mais ou menos intensa, de forma amadora ou profissional, temos alguma ligação ao atletismo, por mais ténue que ela seja, clamávamos por uma Maratona no Algarve, onde existem óptimas condições climatéricas, voos low cost, e uma importante comunidade residente de estrangeiros comedores de massa oriundos de países com tradições maratonistas.

Finalmente parece que ela, a tal Maratona do Algarve, vai ver a luz do dia, mas desenganem-se os amadores que como eu precisam de um intervalo considerável para recuperação entre maratonas, porque com 12 meses no ano e com as Maratonas do Porto e de Lisboa espaçadas apenas de um mês, a inefável xistarca resolveu colar-lhes também a do Algarve, de modo que no espaço de 2 meses ficam as 3 arrumadas. Brilhante!

11 comentários:

joaquim adelino disse...

Amigo João, quantas mais melhor desde que se respeite na íntegra as personagens principais que somos nós, e desde que se evite o derramamento de "sangue" e os choques dos chamados "interesses" sempre presentes quando estão em jogo os € e o protagonismo.
Um abraço.

Anónimo disse...

Olá João
não sei se o teu aleluia, aleluia, não virá a ter um triste fim, não tanto por 3 maratonas em 3 meses, que isso eté funciona como desafio extra, mas estando em Abril não me parece que haja tempo útil de modo a que seja feita a necessária promoção da prova, parece-me...
Não quero ser ave de agoiro mas há muito que achava que a "Carlos Lopes" tinha os dias contados, espero enganar-me desta vez e que esta Maratona do Algarve se venha a impor.
Abraço, boa Páscoa e come muitos coelhinhos de chocolate.

Nuno disse...

Maratona no algarve, quando é??? e onde???
Quero participar..-:)
Falando mais a serio, acho que o algarve tem tudo para ter uma maratona de qualidade, mas de qualidade a sério. Turismo não faltará. Agora é necessário uma boa ou muito boa organização. Sei que nos dias que correm não e facil implementar e incrementar a participação numa maratona.
Mas em todo caso, e sempre uma boa noticia.
Ate Paris
Abraço

MPaiva disse...

João,

Sabendo que haverá em Portugal entre 1.000 a 1.500 corredores de maratonas, a maioria dos quais já correu quer o Porto, quer Lisboa, a organização desta prova deverá estar a pensar em cativar uma parte dessa malta pelo factor "novidade".
Por outro lado, uma prova destas no Algarve, numa altura do ano em que começa a época baixa, pode criar um incentivo para que haja "pacotes" de mini férias atractivos que chamem muitos estrangeiros.
Pessoalmente, gostaria que a organização pensasse mais no actual calendário nacional e que propusesse uma prova no primeiro semestre do ano.
Veremos o que vai acontecer, mas da minha parte já sei que este ano não vou estar presente!

abraço
MPaiva

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Cá por mim, até podia haver uma em cada semana, em cidades diferentes ou até na mesma cidade. Nada como a concorrência para a melhoria e o esmero na oferta do produto ou serviço neste caso.

No entanto, num país onde ainda fazer a Maratona com mais de 4 horas, "não vale a pena", e onde a cultura maratonista é um bébézinho que agora começa a dar os primeiros passos (ou ainda está a começar a gatinhar?) não me parece de amigo da corrida encaixar uma maratona em cima das outras num país com pouco mais de 500 km de ponta a ponta. Mas são as organizações "amigos da corrida"? Querem promover, incentivar, etc e tal? Pelo menos deviam, mais que não seja, para cada sua prova organizada, haveria mais inscritos e logo mais "cash".

Colocar uma maratona em cima de outra é obrigar muitos dos atletas a optar apenas por uma. Ou não... que ele há malucos para tudo!

Beijinhos e abraços

Maria Sem Frio Nem Casa

João Paulo Meixedo disse...

Não poderia estar mais de acordo, amigo Joaquim. Sem atleta de pelotão não há provas de estrada, Ponto.
Um abraço

João Paulo Meixedo disse...

Obrigado pela visita, caro Anónimo; da facto o tempo ruge, como dizia o outro.
Um abraço e volta sempre.

João Paulo Meixedo disse...

Também quero, Nino; também quero.
Só não sei é se vou ;)
Já encomendaste os croissants?
Até já, que eu tenho que ir fazer a mala.

João Paulo Meixedo disse...

Se ela vier de facto a existir, Miguel, até são capazes de ter uma casa "compostinha", porque muita malta vai querer, daqui a uns anos, dizer que esteve na primeira edição, mas em anos vindouros, duvido.
De qualquer das formas, quem se trama é a do Porto, porque quem tiver pernas para duas, vai às mais espaçadas.
Até ao infinito e mais além ...

João Paulo Meixedo disse...

Olá Maria. Concordo com a parte em que não se respeita, em Portugal, quem faz uma maratona em mais de 4 horas, ou um prova de 10km em mais de uma hora ou, como me aconteceu na minha primeira meia (1h51min), em que já estavam, com ar enfastiado, a desmontar o insuflável da meta quando lá cheguei e não houve duas mãos que se juntassem para me bater apenas uma palma. Foi difícil gerir a enxurrada de contraditórias emoções.
Só um desacordo: para o peditório de "nada como a concorrência para a melhoria e o esmero na oferta do produto ou serviço" já eu dei há muito. Pura e simplesmente não é verdade em nenhum sector da nossa vida.
Beijos

Fernando Andrade. disse...

Olá, João.
Este "ALELUIA" como título, fez-me supor que se iria referir à "ressurreição" da performance. Também foi um bocadinho isso, embora os cautelosos 5,30/km revelem que uma grande parte dela ainda "ficou no sepulcro".
Quanto à anunciada Martatona do Algarve, como já foi dito, embora, por um lado, seja desejável, por outro, não exiiste no País, "mercado" para ela o que é ainda agravado pelo timing escolhido. OK, a época baixa favorece muito, mas já está muito preenchida. Com o desaparecimento da "douradinha" talvez Março/Abril fosse a altura ideal.
De qualquer forma, aqueles que apenas optem pelo Algarve (com o selo Xistarca e trazendo à memória a "lusofobia" da última Maratona de Lisboa) ou pelo Porto (com a inconfundível marca Runporto) não terão dificuldade em escolher.
Isto digo eu, que sou suficientemente doido para estar nas duas... ou nas três.
Grande Abraço
FA