sábado, 31 de janeiro de 2009

A coisa, ou como mentir dizendo apenas verdades

Folheando a SportLife de Fevereiro encontrei, na página 14, uma coisa. Chamo-lhe assim porque se por um lado não a posso honestamente classificar como artigo, também não a posso formalmente rotular de publicidade. Chamemos-lhe, então, a coisa.

Intitulada “As Pegasus que amam o planeta Terra – quando a ecologia corre”, a coisa tece rasgados elogios à NIKE e às míticas Pegasus, porque supostamente a sua elaboração tem em conta, a partir de agora, o meio ambiente, na medida em que 20% do poliéster e 3% da borracha utilizados são de proveniência reciclada.

Uau, estou sensibilizadíssimo!

Os gigantes deste mundo estão, como sempre estiveram, a marimbar-se para o meio ambiente, sendo que a única diferença em relação ao passado é que actualmente o seu comportamento passou a ser de um cinismo requintado, ao perceberam que o tema vende.

É o próprio patrão da NIKE que reconhece ter, em países do terceiro mundo como a Indonésia ou Vietname, crianças com menos de 12 anos de idade que trabalham em condições degradantes, 12 horas por dia, 6 dias por semana, em fábricas que utilizam químicos perigosos, respirando-os durante todo o dia. Já para não falar nas bolas NIKE, cosidas à mão no Paquistão, por crianças com menos de 8 anos de idade, trabalhando em caves imundas.

Entretenham-se:

http://www.angelfire.com/art/antinike/outro.htm
http://www.saigon.com/~nike/fact-sheet.htm
http://www.saigon.com/~nike/
http://www.globalexchange.org/campaigns/sweatshops/nike/stillwaiting.html
http://www.oxfam.org.au/campaigns/labour-rights/nikewatch/
http://www.saigon.com/~nike/fact-sheet.htm

6 comentários:

Pablo Bravo disse...

Excelente texto, mas é isso aí, capitalismo selvagem, sempre aproveitando-se do politicamente correto para vender mais e mais!
Grande Abraço

Anónimo disse...

É triste, mas as outras marcas não fazem a mesma coisa?
Os principais culpados disto somos nós que compramos esses artigos.
Por acaso não tenho nenhumas pegasus, principalmente porcausa do preço...

João Paulo Meixedo disse...

Obrigado, Pablo; se há coisa que eu não gosto é que façam de mim estúpido.
Grande abraço.

João Paulo Meixedo disse...

Concerteza que fazem, Ricardo, e eu contra mim falo, pois não faltam produtos nike cá por casa; mas irrita-me a falta de pudor, é só isso.
Abraço e volta sempre.

Anónimo disse...

bem joao isso é que é devias mandar um mail para a sport life , mas como sabes o patrocinio da nike na revista é grande basta ver a ultima pagina, isso conta muito ...
bem treino hoje com chuva 18 km a 4 59 muito bom um endurancezito

abraço

paulo martins

João Paulo Meixedo disse...

Eles é que se importam...
18km? Tás em grande pá.
Eu fui a Estarreja mas o NDrive deixou-me ficar mal: não sei que tempo fiz. Aguardo classificações.
Abraço